Por Vinícius Farias (Sentinela no Escuro)
Encerrando o mês dedicado à Virgem Maria, o Reflexões Franciscanas republica uma postagem feita pelo amigo e leitor deste blog, Vinícius Farias, em que traz uma boa pesquisa sobre "quantas Nossas Senhoras conhecemos" e ainda podemos conhecer.
[Our Sunday Visitor; Tradução: Sentinela no escuro] Do Canadá ao Chile, a devoção à Santíssima Mãe mantém-se profunda nas Américas. Sabe-se que sob o título de Imaculada Conceição, Maria é a patrona dos Estados Unidos, além disso, você certamente já ouviu falar da história de Nossa Senhora de Guadalupe. Porém existem outras Nossas Senhoras nas Américas. A seguir vamos acompanhar uma seleção de padroeiras nacionais:
É interessante observar que frequentemente a devoção a Maria sob um título particular tem início entre as pessoas humildes e desamparadas. Portanto, a partir destas origens modestas espalha-se para todos os níveis da sociedade até que Nossa Senhora se torna a padroeira de uma nação.
Argentina
Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Luján
Em 1630, um oleiro brasileiro recebeu de um cliente na Argentina um pedido para a confecção de uma imagem da Bem-aventurada Virgem de pouco mais de meio metro de altura. Quando ele terminou o trabalho, embalou a imagem em uma caixa de madeira e encaminhou em um carro-de-boi para seu cliente na cidade de Santiago del Estero, na Argentina. Mas quando a carroça chegou a Luján, os bois pararam e não se moviam. Os carroceiros e o povo da cidade entenderam isso como um sinal de que Nossa Senhora queria que sua estátua fosse venerada em Luján. Desde então permanece lá em um magnífico santuário. Para proteger o frágil material de terracota, a estátua foi revestida de prata sobre a qual estão as vestes de branco e azul claro – as cores nacionais da Argentina.
Dia da festa: 8 de dezembro
Bolivia
Nossa Senhora de La Candelária de Copacabana
Em 1582, Francisco Tito Yupanqui, um membro da Família Imperial dos Incas, sentiu-se inspirado pelo estilo da estátua da Virgem com a Criança. Ele não tinha a menor experiência como escultor, ainda assim, após várias tentativas criou uma belíssima imagem com aproximadamente 1 metro e 200 cm de altura, feita de gesso e fibra de agave.
Em 1583, a estátua de Yupaqui foi transferida para uma igreja de barro na península de Copacabana, onde ela passou a ser adorada por Incas que viviam na região. Com o passar dos séculos, a imagem ficou conhecida como a Santíssima Virgem da Candelária ou Nossa Senhora de Copacabana e passou a ser venerada como a padroeira da Bolívia. (Candelária é a festa da purificação da Santíssima Virgem em 2 de Fevereiro). Para preservar a escultura original, ela teve que ser revestida com ouro, com excessão das mãos e das faces de Maria e do Cristo menino.
Festa: 02 de Fevereiro e 05 de Agosto.
Brasil
Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Aparecida
Em 1717, três pobres pescadores trabalhavam no rio Paraiba. Eles haviam pescado durante toda a noite sem pegar nada. Então, um deles invocou o auxílio de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Eles atiraram a rede na água e puxaram uma estátua da Imaculada Conceição. Cheios de confiança, jogaram suas redes novamente e desta vez estava a rede voltou transbordando de peixes. As pessoas do local em que a estátua de Maria foi encontrada a veneraram como Aparecida ou “aquela que apareceu”.
Em 1930, o papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida a Padroeira do Brasil.
Festa: 12 de Outubro.
Chile
Nossa Senhora do Monte Carmelo de Maipú
Durante a luta do Chile pela independência da Espanha, os líderes do movimento de independência colocaram sua causa sob a proteção de Nossa Senhora do Monte Carmelo. Em 2 de Abril de 1818, durante a Batalha de Maipú, o general José de San Martin assegurou às tropas chilenas: “Nossa padroeira, a Santíssima Virgem do Carmelo nos dará a vitória!”. Os chilenos venceram a batalha de independência e em agradecimento à Maria, construíram uma igreja no campo de batalha de Maipú. Foi preservada ali uma imagem do século 18 de Nossa Senhora do Monte Carmelo.
Festa: último domingo de setembro.
Guatemala
Nossa Senhora do Rosário
Sabe-se que o padre Lopez de Montoya, um padre dominicano, autorizou a feitura da estátua de Nossa Senhora do Rosário, mas não sabemos o nome dos artistas que a confeccionaram. A estátua da Santíssima Mãe segurando Cristo menino em seus braços é feita de prata. De acordo com as lendas populares na Guatemala, séculos atrás Nossa Senhora e seu Filho viajaram pelas Américas. Quando eles chegaram à Guatemala o menino Jesus caiu no sono nos braços de sua mãe e desta forma eles permaneceram.
Em 1821, os patriotas da Guatemala adotaram Nossa Senhora do Rosário como a padroeira do movimento nacional de independência; em 1833 eles a coroaram como a Rainha da Guatemala. Uma das coroas feitas para esta imagem é cravejada com 121 esmeraldas, 80 pérolas e 44 diamantes.
Festa: Em Guatemala, Nossa Senhora do Rosário não tem um dia de festa, em vez disso, todo o mês de outubro é dedicado em sua memória.
Haiti
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Em 1882 uma epidemia devastadora varreu o Haiti levando a vida de milhares de pessoas. Sem nenhum sinal de trégua da epidemia, os bispos do Haiti reuniram-se na capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Bel Air e invocaram a ajuda da Mãe de Deus. Naquele dia, todos os doentes com a doença foram curados. Em 1942, os bispos do Haiti formalmente proclamaram Nossa Senhora do Perpétuo Socorro patrona desta nação.
Festa do dia: 27 de Junho
Paraguai
Nossa Senhora dos Milagres de Caacupé
No século 16, um índio guarani cristão estava escondido na floresta de uma tribo inimiga. Ele prometeu a Nossa Senhora que iria esculpir uma estátua se ela salvasse a sua vida; Os inimigos do índio passaram sem o virem e então ele cumpriu sua promessa. A estátua de Maria foi preservada em Caacupé. Foram tantas orações atendidas pela intercessão de Maria que a imagem ficou conhecida como “Nossa Senhora dos Milagres de Caacupé”. Desde então a imagem é geralmente vestida com um manto azul. Ela também é conhecida como “A Virgem Azul do Paraguai”.
Festa: 8 de dezembro.
Peru
Nossa Senhora das Mercês
Frades mercedários acompanharam o exército espanhol até o Peru. Em 1535 os frades construíram uma capela que tornou-se primeira paróquia construída em Lima. Por fim, eles puseram a imagem de Nossa Senhora das Mercês, patrona da sua ordem, dentro da igreja. A estátua atual que está na Basílica de Nossa Senhora das Mercês, data do século 17, quando Maria, sob este título foi proclamada padroeira de Lima. À medida que a devoção a Nossa Senhora das Mercês cresceu pelo Peru, tornou-se a padroeira das terras peruanas. Durante as guerras de independência da Espanha, o exército suplicou sua ajuda. Em 1823, após a vitória do Peru, Nossa Senhora das Mercês tornou-se a padroeira do Exército da República. Os militares peruanos continuam com a devoção à Madona das Mercês. Além disso o presidente do Peru conferiu à estátua a Cruz Peruana do Mérito Naval e o título de Grande Marechal do Peru.
Festa: 24 de setembro
Venezuela
Nossa Senhora de Coromoto
Com a chegada dos espanhóis no final do século 16, a tribo Coromoto fugiu para as florestas da Venezuela. Em 1651, a Virgem Maria segurando o menino Jesus apareceu ao cacique da Tribo Coromoto e sua mulher. A Virgem os instruiu a guiarem sua tribo a uma assentamento espanhol e a tornarem-se cristãos. Ela confiou ao cacique uma imagem dela mesma em um pequeno cartão e desapareceu. Atualmente a imagem é exibida em um relicário na Basílica de Coromoto. Em 1944, o papa Pio XII declarou Nossa Senhora de Coromoto padroeira da Venezuela.
Festa: 02 de Fevereiro, 08 de Setembro e 11 de Setembro
Mais Virgens Padroeiras das Américas
Canadá: Nossa Senhora de Cabo/Our Lady of the Cape/Notre Dame du Cap
Colômbia: Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquira
Costa Rica: Nossa Senhora dos Anjos
Cuba: Nossa Senhora da Caridade de El Cobre
República Dominicana: Nossa Senhora de Altagracia
Ecuador: Nossa Senhora de Quinche
El Salvador: Nossa Senhora da Paz
Honduras: Nossa Senhora de Suyapa
Mexico: Nossa Senhora de Guadalupe
Nicaragua: Nossa Senhora da Imaculada Conceição de El Viejo
Panamá: Nossa Senhora de La Antigua
Porto Rico: Nossa Senhora da Divina Providência
Estados Unidos: A imaculada Conceição
Uruguai: Nossa Senhora dos 33
font:
Nenhum comentário:
Postar um comentário