![]() O relatório do “Estado da missão global” de 2011 indica que a Igreja católica reúne um total de 1,16 bilhão de fiéis no mundo, e que 34 mil pessoas passam a fazer parte dela a cada dia. Marco Tosatti O relatório do “Estado da missão global” de 2011 indica que a Igreja católica reúne um total de 1,16 bilhão de fiéis no mundo, e que 34 mil pessoas passam a fazer parte dela a cada dia. O estudo, divulgado pela agência Análisis Digital, informa que existem hoje no mundo 2 bilhões de pessoas, de um total de 7 bilhões, a quem a mensagem do Evangelho nunca chegou. Outros 2,68 bilhões tiveram algum contato com a Boa Nova, ou a conhecem vagamente, mas não são cristãos. “Embora Jesus Cristo tenha fundado uma só Igreja e pouco antes de morrer pregasse que todos fossem um só, existem hoje muitas denominações cristãs separadas: eram 1.600 no começo do século XX e já são 42.000 em 2011”, diz o texto. Os protestantes pentecostais somam 612 milhões e aumentam em 37 mil pessoas por dia. Os protestantes ditos clássicos são 426 milhões e aumentam em 20 mil por dia. As igrejas ortodoxas totalizam 271 milhões de batizados e ganham 5.000 fiéis a cada dia. Os anglicanos, concentrados principalmente na África e na Ásia, são 87 milhões, com 3.000 novos representantes por dia. Os considerados pelo texto como “cristãos à margem”, porque não reconhecem a divindade de Jesus ou a Trindade (Testemunhas de Jeová e Mórmons), são 35 milhões e ganham 2.000 fiéis ao dia. “O modo mais comum de crescer é ter muitos filhos e fazê-los aderir à própria tradição religiosa. A conversão é menos frequente, mas acontece com milhões de pessoas por ano. A mais comum é a de um cônjuge à fé do outro”. Em 2011, os cristãos de todas as denominações farão circular 71 milhões de bíblias a mais pelo mundo. Já existe 1,741 bilhão, algumas clandestinas. Todo ano, 409 mil cristãos partem para evangelizar um país diferente do seu, organizados em 4.800 entidades missionárias diversas. Fonte: Zenit font: |
jocris
Mostrando postagens com marcador Noticias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Noticias. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
O crescimento da Igreja no mundo
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Candeias: Pastor é acusado de cometer racismo contra menor de 7 anos
A Delegacia Especial de Atendimento a Mulher de Candeias (DEAM) investiga um suposto caso de racismo praticado contra uma menor de sete anos filha de uma fiel que congrega na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), localizada na praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, Centro da cidade. A garota estava dentro do templo quando o pastor Ricardo Lacava, se dirigiu a ela e perguntou: “De quem é essa que tem cabelo de bandido?”. Depois da atitude, o líder religioso entrou na igreja e desapareceu.
Revoltada com o ato, a mãe, que é funcionária pública, percebeu a reação negativa da filha e prestou queixa. O pastor teria, segundo a queixa, exigido que a menor cortasse o cabelo.
Segundo a mãe da criança, que prefere não ser identificada, a menina está apavorada, deprimida e envergonhada. Está inclusive se recusando a voltar à igreja. Ontem, representantes e advogados da Universal estiveram na DEAM, mas se recusaram a falar com a nossa reportagem.
O fato continua sendo investigado como racismo. Na segunda-feira, haverá uma audiência
O fato continua sendo investigado como racismo. Na segunda-feira, haverá uma audiência
As informações são da Baiana Fm
font:
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Urgente: PLC 122 pode ser votado semana que vem. É muito importante que façamos contatos com os senadores.
O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu nesta terça-feira (29) a votação já na próxima semana, na Comissão de Direitos Humanos (CDH), do projeto de lei que criminaliza a homofobia (PLC 122/2006). Ele anunciou a intenção durante audiência pública para discutir o tema, que, no entanto, acabou frustrada pela ausência de parte dos convidados. A relatora do projeto é a senadora Marta Suplicy (PT-SP), que não participou do debate.
O PLC 122/2006 amplia a abrangência da Lei 7.716/1989, que trata da discriminação decorrente de raça, religião e origem, para incluir também motivações ligadas a gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero. O projeto esteve na pauta da CDH em maio deste ano, mas, diante da falta de entendimento para votação, foi retirado para que se tentasse chegar a um texto de consenso.
Participaram da audiência desta terça somente os pastores Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e Wilton Costa, presidente da Frente Nacional Cristã de Ação Social e Política (Fenasp). Também foram convidados o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante.
Wilton Costa assinalou que o PLC 122/06 vem sendo debatido no Congresso Nacional há dez anos e, com um "debate falso", pretende criminalizar a fé das pessoas e a garantia de liberdade religiosa. Ele observou que não há impedimento na legislação brasileira atual à intervenção do Estado contra a violência ou discriminação.
- Nós temos pontuado, ao longo dos anos, todas as fragilidades do processo, todos os vícios inconstitucionais. Aqui no Senado é que temos encontrado a oportunidade de fazer o debate amplo e é importante que todos sejam ouvidos. O nosso apelo a essa comissão é que rejeite de fato o PLC 122 - afirmou o pastor, que prometeu entregar à CDH uma relação de entidades do movimento gay que recebem dinheiro público.
O pastor Silas Malafaia disse lamentar a ausência dos demais convidados, dos movimentos homossexuais e de Marta Suplicy.
- Eu gostaria de dizer que não estamos precisando da ajuda dela [Marta] para ter liberdade religiosa e de expressão. Ah, que pena que ela não está aqui. Eu gosto de falar é na cara, não mando recado - assinalou.
Ouvida pela Agência Senado, Marta disse que, na hora da audiência, estava presidindo a sessão plenária. De qualquer forma, acrescentou, não esperava nenhum argumento novo dos grupos contrários ao PLC 122/2006.
- Eu estudo esse tema há mais de 20 anos e sabia que seria difícil [surgir] um argumento novo, como efetivamente não surgiu - disse a senadora.
Sobre a possibilidade de votação do projeto já na próxima semana, Marta disse que "está conversando com Paim".
Malafaia também repudiou a equiparação dos homossexuais aos negros, por exemplo, como parcela discriminada na sociedade. Segundo o pastor, diferentemente do que ocorre com outros grupos protegidos em lei, no caso do homossexualismo, trata-se de uma escolha comportamental.
- O que é o homossexualismo? É um homem ou uma mulher, por determinação genética, e homossexual por preferência aprendida ou imposta. Não tem ordem cromossômica homossexual. Que paridade esses caras estão querendo? - questionou.
O pastor disse que, mantido o raciocínio, será preciso fazer leis para todos os comportamentos dos seres humanos. Segundo ele, os homossexuais querem ficar livres para acusar outras pessoas de serem homofóbicas.
- Existe uma diferença entre criticar comportamento e discriminar pessoas. Eles querem dizer que a crítica ao comportamento é discriminação. Eu não quero privilégios para os evangélicos. Os que querem eliminar a discordância, amanhã podem querer eliminar os que discordam. Querem liberdade, mas não querem respeitar o direito dos outros. É o grupo social mais intolerante da pós-modernidade - afirmou.
Acusações e críticas
O senador Magno Malta (PR-ES), autor do requerimento para realização da audiência com o senador Vicentinho Alves (PR-TO), disse que, como a matéria é complexa, o debate deve incluir todos os segmentos da sociedade. Ele acusou Marta Suplicy de tentar esvaziar o debate desta terça e cobrou a participação dos demais convidados defensores do PLC.
Malta disse que o debate poderia ter sido "sepultado" no ano passado, pois havia maioria para derrubar o projeto, mas pediu que a matéria não fosse votada antes que todas as partes pudessem ser ouvidas.
- Eu não sou homofóbico. O sujeito que comete crime contra um homossexual nesse país é capaz também de espancar um deficiente físico, uma criança com síndrome de Down. O que devemos uns aos outros é o respeito. Toda discriminação é criminosa, está na Constituição, não há necessidade de criar uma casta especial no país. Se querem uma lei de qualquer jeito, vamos fazer uma que fale de intolerância - afirmou.
O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) lamentou que os defensores do PLC 122/2006 não tenham comparecido à audiência pública. Ele afirmou que o discurso dos evangélicos não tem ódio, mas é veemente. Crivella disse duvidar que um homossexual seja expulso de qualquer igreja.
- Nós somos cristãos, nós amamos com um amor que não é fingido, não é encoberto, não é o amor de quem quer fazer discurso para ganhar voto, para sair bem na fita, para agradar a imprensa - afirmou.
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) disse que tem acompanhado e ouvido representantes de todos os lados para poder tomar uma decisão correta. Ele assinalou que não há necessidade de confronto e manifestou preocupação com o rumo que o debate está seguindo.
- Acho que devemos votar esse PLC o mais rápido possível e resolver esse problema de uma vez por todas. Seja lá qual for o resultado, nós vamos ter que respeitar - observou.
FONT:
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Filme Amanhecer da Saga Crepúsculo É Acusado de Causar Ataques Epiléticos em Espectadores
O filme da saga Crepúsculo, “Amanhecer-Parte 1” recebeu uma denuncia inesperada pelo público
Alguns telespectadores afirmam que o filme tem causado crises epiléticas nas salas de cinema
Brandon Gephart, de Roseville, na Califórnia, foi levado às pressas para um hospital local depois de passar mal durante a cena em que Bella Swan (Kristen Stewart) dá à luz o filho do vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson).
“Ele estava em convulsão, bufando, tentando respirar. Fiquei muito assustada“, disse a namorada. A sessão a que Gephart assistia foi cancelada com a chegada dos paramédicos.
Segundo publicado no jornal O Globo, este não foi o único caso de rejeição à série vampiresca. Noestado americano de Utah, um homem não identificado também sofreu uma crise semelhante durante a mesma cena do filme.
“Eu realmente não lembro o que aconteceu depois disso. Acho que apaguei. De acordo com minha esposa, eu estava tremendo e murmurando sons diferentes“, disse o homem, que não forneceu sua identidade por medo de perder o emprego.
Algumas hipóteses de explicação já foram levantadas. De acordo com especialistas, a cena do parto de Bella é repleta de luzes vermelhas, brancas e pretas, que podem provocar episódios de epilepsia fotossensível.
“A luz atinge o cérebro de uma só vez. O problema com os cinemas é que eles são muito escuros e a luz piscando é como uma luz estroboscópica“, disse o Dr. Michael G Chez. As informações são do jornal “The Guardian“.
“Satanás está sempre escondido e que ele mais quer é que nós não acreditemos em sua existência”, (Pe. Gabriele Amorth)
Não estou dizendo que isso não pode ter sido causado pelas luz incandescentes ditas, mas pensemos e saibamos que Satanas usa de astucia para nos iludi e achemos que ele não exite.
“O demônio estuda nossas tendências para o bem e o mal e então oferece tentações.” (Pe. Gabriele Amorth).
Oremos para não ficarmos cegos pelo inimigo de Deus e não enxergarmos as ciladas de satanás.
Adquira o livro “O Golpe Final”
O Golpe Final é uma oração de Libertação!
O Papa Leão XIII, anima os Sarcedotes para que rezem esta oração tão frequentemente quanto lhes seja possível, como um exorcismo Simples, para limitar o Poder do diabo e prevenir a sua ação maligna. Os fiéis também podem invocar esta oração, individualmente e coletivamente, com o mesmo objetivo.Recomenda-se quando se suspeite de ações demoníacas causadas pela malícia entre os homens, tentações violentas e até tormentas e outras calamidades.
font:
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Grupo de mulheres que desejam ser “padres” é liderado por um padre.
Um padre americano que defende a ordenação de mulheres para o sacerdócio foi detido nesta segunda-feira (17/10/11) ao fazer uma manifestação no Vaticano pedindo o fim da restrição imposta a elas. Roy Bourgeois e dois simpatizantes foram retirados da Praça São Pedro em um carro da polícia.
Durante a manifestação, o grupo gritava: “o que nós queremos? mulheres padres!”. Bill Quigley, um dos advogados de Burgeois, disse que a polícia tentou tomar os cartazes dos manifestantes, que resistiram.
Burgeois, integrantes da Conferência para a Ordenação de Mulheres e de outros grupos de apoio a mulheres padres foram a Roma para entregar uma petição em apoio ao pedido do americano. Ele deve ser afastado de sua ordem religiosa – a Maryknoll – por sua defesa da ordenação de mulheres.
Também um grupo de ativistas católicos que defendem que mulheres sejam ordenadas padres tentou entregar uma petição
ao Vaticano, mas foi impedido de entrar na Praça São Pedro. Alguns deles foram detidos pela polícia.
Testemunhas afirmaram que policiais italianos à paisana detiveram o grupo de cerca de 15 manifestantes, formado por diversas mulheres vestidas com roupas de padres, e confiscaram uma faixa na qual se lia ‘Deus está convocando mulheres para ser padres’.
O grupo, liderado pelo padre católico norte-americano Roy Bourgeois, do estado da Geórgia, queria deixar a petição assinada por cerca de 15 mil pessoas na entrada do Vaticano.
“O escândalo de exigir silêncio sobre a questão da ordenação de mulheres reflete a arrogância absoluta da hierarquia (da Igreja Católica Romana) e o seu trágico fracasso em aceitar as mulheres como iguais em dignidade aos olhos de Deus”, disse Erin Hanna, diretora-executiva da Conferência da Ordenação de Mulheres, com sede nos EUA.
Bourgeois e Hanna foram colocados em carros de polícia na entrada da Praça São Pedro e levados a uma delegacia próxima.
O Vaticano afirma que as mulheres não podem ser ordenadas padres porque Jesus Cristo escolheu apenas homens como apóstolos.
(Fonte: o globo)
Vejamos o que diz o Catecismo da Igreja Católica:
O.17.1 CRISTO MINISTRO DA ORDEM
§1575 Quem pode conferir este sacramento? Foi Cristo quem escolheu os apóstolos, fazendo-os participar de sua missão e autoridade. Elevado à direita do Pai, Ele não abandonou seu rebanho, mas guarda-o por meio dos Apóstolos, sob sua constante proteção, e o dirige ainda pelos mesmos pastores que continuam até hoje sua obra. Portanto, é Cristo “que concede” a uns serem apóstolos, a outros pastores. Ele continua agindo por intermédio dos Bispos.
O.17.4 MANIFESTAÇÃO DA ORDEM
§1142 Mas “os membros não têm todos a mesma função” (Rm 12,4). Certos membros são chamados por Deus, na e pela Igreja, a um serviço especial da comunidade. Tais servidores são escolhidos e consagrados pelo sacramento da ordem, por meio do qual o Espírito Santo os torna aptos a agir na pessoa de Cristo-Cabeça para o serviço de todos os membros da Igreja. O ministro ordenado é como o ícone de Cristo Sacerdote. Já que o sacramento da Igreja se manifesta plenamente na Eucaristia, é na presidência da Eucaristia que o ministério do Bispo aparece primeiro, e, em comunhão com ele, o dos presbíteros e dos diáconos.
Conhece a arvore pelos frutos. Além de toda essa certeza que o Senhor nos revela, pensemos: Porque tanta manifestação, algazarra, violência? Já se sabe que isso não vem de Deus, o diabo quer enganar a todos…
“Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!
Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei.
Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências.
Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito.
Não sejamos ávidos da vanglória. Nada de provocações, nada de invejas entre nós.” (Gl 5, 19-26)
font:
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Declaração Final do 2º Congresso Internacional pela vida. Leia e divulgue!
A Human Life International e o comitê organizador do II Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida, realizado na cidade de São Paulo entre os dias 03 e 06 de novembro de 2011, agradece a Deus pela conclusão das jornadas de trabalho deste evento, com a participação de 8 bispos e um grupo de mais de 140 sacerdotes, seminaristas e religiosos de várias partes do Brasil e cerca de 350 leigos.
• Reconhecemos que devemos intensificar nosso trabalho como Igreja, no campo da defesa da vida e da promoção da família segundo o projeto divino e o magistério da Igreja, que insiste nos princípios inegociáveis enunciados pelo Santo Padre Bento XVI, a quem expressamos gratidão e fidelidade.
• Saudamos o trabalho de muitos grupos pró-vida, que desenvolvem ações louváveis de esclarecimento e instauração da cultura da vida.
• Reconhecemos que o nosso povo brasileiro é sensível à defesa da vida, porém constatamos a necessidade de uma melhor formação e mais informações sobre as circunstâncias atuais das práticas perversas de muitos organismos transnacionais que influenciam nossos governos para implantar políticas contrárias à cultura da vida e da família.
• Propomos, para fomentar a unidade e a efetividade das nossas ações, criar uma rede informativa que contribua para uma maior difusão de estratégias e iniciativas a favor da vida e da formação católica do nosso povo.
• Também propomos incluir dentro da formação inicial e permanente do clero os temas relativos à defesa da vida e da família.
• Urgimos que todos os participantes deste encontro exijam dos seus representantes parlamentares que trabalhem efetivamente para a aprovação do Estatuto do Nascituro reconhecendo-o como pessoa desde a fecundação, garantindo-lhe assim todos os seus direitos.
• Repudiamos as ingerências do Supremo Tribunal Federal em decisões que ferem a Carta Magna em matéria de vida e família, extrapolando as suas competências, invadindo a área de atribuições do legislativo.
• Como uma iniciativa imediata, animamos a que todos colaboremos com as ações necessárias para que a Constituição Paulista inclua em seu texto o reconhecimento do nascituro como pessoa desde o momento da fecundação, servindo de exemplo para o resto do Brasil e do mundo.
• Exortamos os grupos pró-vida a continuar trabalhando com ânimo e com fé no Senhor da Vida, sob o patrocínio da Virgem de Guadalupe, imperatriz das Américas, para que seja instaurada a cultura da vida e cesse a cultura de morte.
São Paulo, 06 de novembro de 2011
font:
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Por não negar sua fé em Jesus menina é torturada pelo pai
Susan Ithungu, da aldeia de Isango, em Uganda, foi hospitalizada no Hospital Kagando em outubro de 2010, quando os vizinhos e a polícia a salvaram de seu pai, Beya Baluku. Ele foi preso depois, mas libertado rapidamente, disseram as fontes.
Susan e seu irmão mais novo, Mbusa Baluku, moravam sozinhos com seu pai, depois que ele se divorciou de sua mãe. Em março de
Susan Ithungu, 14, é agora capaz de falar, mas ainda não pode andar depois que seu pai a torturou para se tornar uma cristã.
2010, um evangelista da Igreja do Evangelho Pleno de Bwera falou na escola de Susan e ela decidiu confiar em Cristo para ser salva.
“Eu ouvi a mensagem do amor de Cristo, de que ele havia morrido para nos dar paz eterna e decidi acreditar em Cristo”, disse ela, na cama do hospital. “Depois de um mês, chegou ao meu pai a notícia de que eu tinha me convertido e isso foi o início dos meus problemas com ele. Nosso pai nos advertia para que não fôssemos à igreja, nem ouvíssemos o evangelho. Ele até nos ameaçou com uma faca afiada.”
O Pastor José, da Igreja do Evangelho Pleno em Kasese, disse que os vizinhos a levaram ao hospital do governo, depois que a garota foi libertada.
“Ele a trancou em um quarto muito apertado durante seis meses, sem deixá-la ver a luz do sol”, disse o pastor. “O irmão mais novo foi advertido para não dizer a ninguém que Susan estava trancada em um quarto sem nada para comer.”
Mbusa disse que, quando seu pai saía, ele dava algumas bananas a sua irmã. “Eu também cavei um buraco no chão para passar água para ela. Mas, na maioria dos dias, ela só conseguia beber a lama”, disse ele.
Um vizinho, que pediu anonimato, disse que toda a vizinhança ficou preocupada por não vê-la por muito tempo. “O irmão dela, então, nos revelou que Susan estava trancada em um dos quartos da casa. Em seguida, relatamos o caso à polícia, que foi até a casa e libertou a menina.”
Susan foi imediatamente para o hospital do governo, onde o pastor José a visitou. ”Susan estava muito magra e não conseguia falar ou andar. Seu cabelo tinha ficado amarelo, tinha unhas longas e olhos encovados. Ela estava com menos de 20 quilos.”
O pastor continuou: “Pela graça de Deus, Susan ainda está viva. Embora ainda não possa andar, ela consegue falar agora. Ela ainda está se alimentando de comidas leves. A grande notícia é que Susan está firme em Jesus. Ela precisa de orações e apoio, para que possa retornar à sua rotina o mais breve possível.”
font:
domingo, 6 de novembro de 2011
Santuário de Fátima prepara-se para centenário das aparições

santuario-fatima.pt
Logotipo oficial da preparação ao centenário
No contexto do novo ano pastoral, e tendo em vista o ciclo temático iniciado pelo Santuário em 2010-2011, o reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, anunciou recentemente o programa da sessão de apresentação do segundo ano de preparação do Centenário das Aparições.
A sessão terá lugar no dia 1 de Dezembro de 2011, na Capela da Morte de Jesus, localizada no piso inferior da Igreja da Santíssima Trindade.
Em conferência de imprensa realizada no dia 12 de Outubro, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, anunciou que, no próximo ano pastoral, o Santuário de Fátima proporá aos seus peregrinos e visitantes o tema "Quereis oferecer-vos a Deus?".
Padre Cabecinhas informou também que a sessão de 1 de Dezembro, cuja participação é gratuita, é aberta à participação de “organizadores de peregrinações, jornalistas, guias, sacerdotes, religiosos, entidades civis, directores de colégios de Fátima, e outras entidades que possam ter interesse em conhecer a temática do Santuário neste ano pastoral que se vai iniciar”.
Programa
14:30 | Abertura da exposição "No trilho da Luz, as aparições de Fátima", uma organização da Secção de Arte e Património do Santuário de Fátima, no vestíbulo do Convivium de Santo Agostinho
15:00 | Momento musical, Capela de Morte de Jesus
15:15 | Palavra inicial do Reitor do Santuário, P. Carlos Cabecinhas
15:30 |Apresentação do tema do ano pela Prof. Doutora Isabel Varanda, Universidade Católica Portuguesa
16:15 | Intervalo
16:45 | Momento musical
17:00 |"Entrega de si a Deus. Viver em oferecimento pela salvação do mundo", conferência proferida pelo P. Manuel Morujão, SJ
17:45 | Momento musical
A sessão terá lugar no dia 1 de Dezembro de 2011, na Capela da Morte de Jesus, localizada no piso inferior da Igreja da Santíssima Trindade.
Em conferência de imprensa realizada no dia 12 de Outubro, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, anunciou que, no próximo ano pastoral, o Santuário de Fátima proporá aos seus peregrinos e visitantes o tema "Quereis oferecer-vos a Deus?".
Padre Cabecinhas informou também que a sessão de 1 de Dezembro, cuja participação é gratuita, é aberta à participação de “organizadores de peregrinações, jornalistas, guias, sacerdotes, religiosos, entidades civis, directores de colégios de Fátima, e outras entidades que possam ter interesse em conhecer a temática do Santuário neste ano pastoral que se vai iniciar”.
Programa
14:30 | Abertura da exposição "No trilho da Luz, as aparições de Fátima", uma organização da Secção de Arte e Património do Santuário de Fátima, no vestíbulo do Convivium de Santo Agostinho
15:00 | Momento musical, Capela de Morte de Jesus
15:15 | Palavra inicial do Reitor do Santuário, P. Carlos Cabecinhas
15:30 |Apresentação do tema do ano pela Prof. Doutora Isabel Varanda, Universidade Católica Portuguesa
16:15 | Intervalo
16:45 | Momento musical
17:00 |"Entrega de si a Deus. Viver em oferecimento pela salvação do mundo", conferência proferida pelo P. Manuel Morujão, SJ
17:45 | Momento musical
font:
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Casamento causa escândalo entre fiéis
O casamento é um contrato sagrado, mesmo do ponto de vista natural. Tão sagrado que, entre batizados, Nosso Senhor Jesus Cristo o elevou à categoria de sacramento. Do casamento nascem os filhos e se origina a família, célula-mãe da sociedade, fundamento de toda ordem civil bem constituída.
Por isso tudo causou grande estupefação e profundo desagrado a decisão do Supremo Tribunal Federal qualificando de “entidade familiar” também a união espúria de dois homossexuais. Horrorizados com tal decisão, muitos criticaram o atropelo da Constituição e a falta de competência do STF para legislar em substituição ao Congresso Nacional.
Caberia ainda acrescentar um fator de ordem mais elevada, o fator moral, dado que a união homossexual é contrária à natureza e à reta ordenação do relacionamento humano. E há ainda a forte condenação religiosa a esse tipo de união, que encontramos repetidas vezes nas Sagradas Escrituras.
* * *
Devido à grande dignidade do casamento, convém que a união do casal se revista de um cerimonial adequado. Ao longo dos tempos esse cerimonial foi se definindo no Ocidente. Sem ser obrigatório, comporta, entre outros elementos, o característico vestido de noiva, o traje de gala do noivo, a marcha nupcial, as flores, os padrinhos dos noivos, os convidados e o banquete, tudo adaptado às posses dos nubentes.
É, pois, condenável que a cerimônia do casamento se desenrole à maneira de um ato palhacesco, como ocorreu em 12 de março na igreja-matriz de São Pedro, no município de Garibaldi (RS), quando os noivos se apresentaram fantasiados de Shrek e Fiona.
Shrek e Fiona são personagens de uma série de livros e filmes que caricaturizam os belos contos de fada de outrora. O nome shrek se origina da língua iídiche, atualmente falada por diversas comunidades judaicas, e que significa “pânico” ou “terror”.
Segundo esse conto, Shrek é um ogro com cerca de dois metros de altura, de cor verde e de aspecto assustador, que vive num pântano no meio de uma floresta encantada. Ele acaba se apaixonando pela princesa Fiona, a qual se transforma numa ogra e ambos se casam.
O casamento realizado em Garibaldi foi autorizado e abençoado pelo frei Antoninho Pasqualon. Os convidados foram incentivados a se fantasiarem com base nos personagens desse horrendo conto, e assim muitos apareceram na igreja.
Sentindo-se agredidos em seu bom senso e em sua religiosidade, católicos da diocese de Caxias do Sul — à qual pertence Garibaldi — dirigiram-se ao bispo diocesano, D. Paulo Moretto, e ao bispo-auxiliar, D. Alessandro Ruffinoni, apresentando-lhes suas fundadas queixas.
Ante a representação feita pelos fiéis, a diocese de Caxias do Sul emitiu nota dizendo: “Recebemos de muitos a manifestação de sua perplexidade, desaprovação e preocupação com o que aconteceu na igreja-matriz São Pedro de Garibaldi [...] Por isso nós também desaprovamos, lastimamos o que aconteceu e compreendemos o mal-estar e preocupações causadas” (“Zero Hora”, Porto Alegre, 29-3-11).
Tal cerimônia se insere na onda de perseguições, claras ou veladas, que vem sendo conduzida contra a santidade do matrimônio — motivo de pranto da Virgem Santíssima.
font:
http://www.ipco.org.br/home/noticias/casamento-causa-escandalo-entre-fieis
Assinar:
Postagens (Atom)

