jocris

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Por que São Francisco não pensava "socialmente"?

Certamente podemos com muita facilidade explicar o fato, a partir do enfoque histórico-sociológico. Naquela época, os homens não pensavam em moldes sociológicos. São Francisco não pensa em movimento social porque o pensar "social" é produto de pensar moderno. A explicação é talvez válida empiricamente. Mas resta a pergunta: por que a época de São Francisco, e com ela o próprio São Francisco, não pensava "socialmente"? Essa atitude de São Francisco é antes uma atitude do ser, da maneira de ser, que aponta para uma outra dimensão, talvez para uma dimensão mais profunda do que a dimensão sócio-reformista da nossa época.
Não dá para se livrar da imagem de São Francisco que pede misericórdia ao fogo que lhe queima a carne, o chama com amor e familiaridade de "Irmão fogo". Aqui temos algo mais do que uma simples poesia. Um São Francisco que não seria ele capaz de chamar também a fome de "irmã fome"?
Mas a fome?! Traz desgraças, mata milhares de pessoas, crianças inocentes, mães, anciãos... Quem uma vez que vê a fotografia dos famintos se revolta contra uma tal "romantização poética" da dura e insuportável realidade. E, apesar de tudo isso, São Francisco acolheria a terrível fome e a chamaria de "minha querida irmã fome". E São Francisco era um poeta alienado; ele conheceu e viveu a dureza da Terra muito mais profunda e cruamente, muito mais realisticamente do que todos nós. T
Continua... NO SIT

FONT:http://www.reflexoesfranciscanas.com.br/2009/12/por-que-sao-francisco-nao-pensava.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...