jocris

sábado, 4 de junho de 2011

Sor María de Jesús



Quem foi?Retrato de Sor María de Jesús. Siglo XVII.


Quem foi?

     Sor Maria de Jesus de Agreda, foi uma das grandes figuras do século XVII, o chamado "Século de ouro do Barroco"; um século também marcado pela decadência e a crise generalizada, da qual Espanha não escapou. No entanto, isto não foi obstáculo para que o Senhor Deus fizesse a sua obra na Madre Agreda.

     Esta mulher humilde, simples, tímida, de poucos estudos; chegaria a ser com o tempo: conselheira de grandes figuras, entre elas o rei Filipe IV; evangelizadora sem sair do seu convento, mística, abadessa, grande escritora, a sua obra mais conhecida é a Mística Cidade de Deus, onde narra a história da vida da Virgem Maria; também escreveu outras obras como a sua Autobiografia, O Jardim Espiritual, As Sabatinas, uma espécie de diário espiritual e outras tantas obras mais.

     Mas, Sor Maria de Jesus de Agreda foi, sobretudo uma mulher apaixonada por Deus; durante a sua vida a única coisa que desejou foi fazer o que fosse agradável aos olhos do Senhor Altíssimo, e para isso a Virgem Maria, no seu mistério da Imaculada Conceição seria o seu modelo a seguir. Diria Sor Maria à Virgem: "Minha Mãe, Senhora e Dona, rege-me como rainha, ensina-me como mestra, corrige-me como Mãe". Fazer a vontade de Deus era a sua delícia e para isto servia-se das doutrinas que lhe dava a Virgem Maria ao escrever a Mística Cidade de Deus. Outra manifestação do seu grande amor a Deus era o seu amor ao próximo e por isso a sua grande preocupação de que "todos os homens se salvem e cheguem ao pleno conhecimento da verdade" (1 Tm 2,4)

     Convidamos a todos os que navegam por esta página Web de Sor Maria de Agreda, a que conheçam a figura desta mulher excepcional e se deixem cativar pelos seus encantos, mas, sobretudo, se apaixonem do seu grande amor a Deus, a Maria Imaculada e do seu amor ao próximo, especialmente aos mais necessitados da terra.
FONT:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...