jocris

domingo, 19 de junho de 2011

Canção Nova


A TV Canção Nova, Emissora Católica da Fundação João Paulo II, começou suas actividades em 8 de Dezembro de 1989, às 10:00hs transmitindo a celebração de uma Santa Missa inaugural, com uma Retransmissora da TVE do Rio de Janeiro.
Eram duas horas e quarenta minutos diários de programação para Cachoeira Paulista e cidades vizinhas.
( Mons. Jonas Abib, Fundador da TV Canção Nova )

Anos depois, essa programação foi também sendo divulgada por outros canais, até começar a ser exibida via satélite através da TV Executiva Embratel. Mas era uma programação inconstante, com diferentes horários em diferentes dias e até em diferentes canais. Várias vezes os nossos programas tinham de ser cortados porque o tempo disponível se esgotava.

Os primeiros programas eram: “Prepare o seu coração”, “Vale vida”, “Som e Canção” e “Estou no meio de vós”, que era apresentado pelo Monsenhor Jonas Abib. Todas as noites havia programa ao vivo.
Alguns missionários assumiram esse desafio, entre eles: Luzia Santiago, Elzinha Yoshie, Nice de Godoy, Carla Astuti. Alguns funcionários também faziam parte da equipe, entre eles: Newton Lorena, Marcos Bala, Danilo D'Angelo, Carlos Mariotto, André Gulla.

Em 1997 formou-se a Rede Canção Nova de Televisão com a compra da TV Jornal em Aracaju - SE, gerando a programação para toda a Região Nordeste. Foi quando nasceu o Projecto Dai-me Almas.
Em Maio de 2001, Deus os desafiou a fazer a primeira transmissão da Canção Nova nas festividades da peregrinação do 12 e 13 de maio. Após a transmissão, Eto e mMnsenhor Jonas levou aos membros que Nossa Senhora de Fátima queria a Canção Nova no Altar do Mundo, não só a Comunidade, mas a TVCN. Foi assim que criou-se a produtora de TV em Portugal.

Em 2007, com apenas dez anos de formação de rede, a TV Canção Nova estabeleceu-se como a maior emissora de televisão católica do Brasil.
Estrutura:
A Fundação dispõe ainda de satélites de distribuição e contribuição, como o Brasilsat B1 e B3 e o NSS-806, que transmite o material produzido no Brasil e distribui para toda América do Norte, do Sul e parte da Europa.
Podendo ser vista desde Setembro de 2005 por todas as regiões da Europa, através do HOT BIRD, um dos maiores distribuidores do mundo, que abrange 45 milhões de receptores e oferece a programação católica em canal livre.


A TV Canção Nova possui em sua sede, em Cachoeira Paulista – SP, 5 estúdios e 2 espaços para eventos, um deles com capacidade para aproximadamente 100 mil pessoas, sendo o maior vão livre coberto da América Latina, que servem de cenário para a programação, sendo a sua área sonorizada e equipada com tecnologia de vídeo Wall e telões.
Além de contar com três unidades móveis de geração e produção via satélite.
A TV Canção Nova em Portugal tem seu estúdio em Fátima , com alguns programas portugueses na Grade internacional, e a transmissão diária da Santa Missa às 11h00 e da recitação do Santo Terço às 18h00 a partir do Santuário de Fátima.  O seu sinal chega a todo continente Europeu, ao norte da Africa, Angola, Médio Oriente .


Programação:
´Diante desse crescimento foi se formando uma programação, baseada nos valores e princípios cristãos, bem diferente no cenário televisivo, começando pelo fato de ser uma emissora que se mantém sem propagandas comerciais.
Programas de todos os formatos, estilos e temas: espiritualidade, jornalismo, programas infantis, eventos, entrevistas, debates, música, entretenimento, cultura e programas promocionais.

A TV Canção Nova, que completa 22 anos no dia 8 de dezembro, é a primeira emissora de televisão Católica no Brasil e conta com duas geradoras [Aracaju (SE), Cachoeira Paulista (SP)] além de quatro geradoras afiliadas ao Sistema [Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Brasília (DF)] e 350 retransmissoras. Seu sinal atinge todo o território nacional por parabólica, além de TV por assinatura e operadoras de TV a cabo. Além disso, a programação pode ser acompanhada em tempo real pelo portal tv.cancaonova.com
E tudo isso graças à você, benfeitor fiel da Canção Nova, que nos ajuda a levar a Boa Nova de Jesus Cristo ao mundo inteiro!
FONT:

Uma história de milagres: 10 anos do Projeto Dai-me Almas

Osvaldo Luiz
Jornalista


A TV Canção Nova, emissora católica da Fundação João Paulo II, começou suas atividades em dezembro de 1989 como uma retransmissora da TVE do Rio de Janeiro. Eram duas horas diárias de produção para Cachoeira Paulista e cidades vizinhas.

Anos depois, essa programação foi também sendo divulgada por outros canais, até começar a ser exibida via satélite através da TV Executiva Embratel. Mas era uma programação inconstante, com diferentes horários em diferentes dias e até em diferentes canais. Várias vezes os nossos programas tinham de ser cortados porque o tempo disponível se esgotava...




Pedíamos insistentemente a Deus para que a TV Canção Nova de Cachoeira Paulista fosse transformada em Geradora, fizemos projetos, vários contatos para isso, mas Deus foi além das nossas expectativas. Adquirimos a Geradora de Aracaju.

Numa participação de Frei Hans Stapel, fundador da Fazenda da Esperança, em um programa na TV, junto com padre Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, surgiu o assunto de uma geradora que estava à venda em Aracaju. O frade já havia oferecido a vários movimentos da Igreja, mas não houve interessados devido à falta de recursos financeiros.

Padre Jonas disse que realmente precisava de uma geradora para ter retransmissoras da Canção Nova pelo Brasil, mas que também não tinha o dinheiro para comprá-la. Frei Hans não se deu por vencido. Encerrou a conversa dizendo: "Se o Pai do Céu quer, dinheiro não vai faltar"...

Passados dois dias, num domingo, depois de um acampamento, Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju , ligou para o Padre Jonas, para lhe falar da mesma Geradora de TV. Nosso fundador pensou logo que Frei Hans havia conversado com o bispo... Mas não! Havia disposição, o que faltava era dinheiro... Mas para Dom Lessa, "o Pai do Céu tem o capital; se o Pai quiser que essa televisão fosse do Filho Dele, não faltaria o dinheiro; teríamos apenas que encontrar o caminho para juntos buscar este recurso".




Seria um sinal? Deus estaria naquelas coincidências, pois Frei Hans e Dom Lessa usaram praticamente as mesmas palavras diante do questionamento de Padre Jonas? Marcaram então uma data para um encontro, para uma possível negociação.
Segundo a ex-proprietária da TV Jornal de Aracaju, Sergipe, a história da compra da emissora é um milagre conseguido por Nossa Senhora, que teve a participação do Frei Hans e coragem e ousadia do Padre Jonas.

A Receita da Canção Nova naquela época era de 300 a 400 mil. A proprietária queria vender para nós, pois sabia que a TV nas mãos da Canção Nova contribuiria com uma sociedade melhor e mais justa. Ela pediu para que o Vice-presidente da Fundação João Paulo II, Wellington Silva Jardim, fizesse uma proposta. O "Eto" inspirado pelo Espírito Santo , diante da realidade financeira da Fundação, disse que o máximo que poderiam pagar seria 200 mil em 24 meses... Já era uma loucura para quem tinha uma receita como a nossa... Foi um momento de muita emoção para todos os que estavam ali. Pois não existia negócio como aquele no mundo dos negócios...

Logo Padre Jonas, o Eto e Luzia Santiago, co-fundadora da Canção Nova, reuniram com a Comunidade para dar a notícia da compra da geradora e para falar do desafio que seria; do empenho necessário de toda a comunidade para pagar as 24 prestações da compra.

Padre Jonas apresentou o exemplo de Dom Bosco. O seu empenho em dar a vida; mais ainda, trouxe uma frase que lhe era costumeira, que norteava a sua vida:

-"Dai-me Almas e ficai com o resto".

Padre Jonas explicou que, a partir daquele momento, o que toda a Comunidade iria viver era exatamente isso: iria dar a vida, o tempo, dar tudo o que Deus investiu em cada um; iria na verdade se sacrificar pelos outros, dando a vida para que outros vivam. Por isso, foi o nome escolhido para o projeto: "Dai-me Almas".



O sacerdote salesiano, Mário Bonatti, explica essa frase de Dom Bosco: "a palavra alma na Bíblia tem muitos sentidos, também o sentido de vida, dai-me vidas, dai-me as pessoas vivas. Não se está interessado em casas, em dinheiro, em nada material. Os milhões de dinheiro que passavam pelas mãos de Dom Bosco eram todos canalizados para o seu projeto, de educar a juventude".

Neste ano, em que se comemora os 10 Anos de Projeto Dai-me Almas, continuamos a viver para os outros, nos sacrificamos, nos doamos para que as almas sejam salvas, pois nossa missão é evangelizar, nosso projeto é evangelizar, por isso "Dai-me Almas e ficai com o resto".

Projeto Dai-me Almas:  10  anos vivendo  de  fé!A Canção Nova sempre sobreviveu com muito sacrifício, dinheiro contado; contas a pagar. O projeto "Dai-me almas" nasceu para pagar as prestações da TV. Mas o olhar não está preso na superfície.
O projeto não tem foco no dinheiro, mas nas vidas que poderão ser tocadas pelo amor de Deus. Pede-se dinheiro, descartando-o; o que vale são as almas. O dinheiro não pode ser obstáculo para essa grande missão!

Não foi fácil... Não está sendo fácil... Mas a Canção Nova vai adiante. Quem olha para trás não pode, se não dizer: isso é obra do Senhor, admirável aos nossos olhos!



Como uma chácara pôde se transformar, em tão pouco tempo, nesse centro de evangelização através dos meios de comunicação? Como um simples pomar começou a dar tantos frutos de salvação, de curas, da misericórdia de Deus? Que campos são esses capazes de atrair tanta gente?

Onde só havia plantas, vêem-se antenas. Árvores foram se harmonizando com salas, estúdios, ilhas, capelas. Uma depressão natural vira o maior vão livre da América Latina.

Tudo sem propagandas. Tudo através de doações de pessoas simples. Que outra televisão do mundo pode dizer que foi erguida à base de vendas de geladinhos e bolos?

Muito foi construído em 10 anos. Muito mais que em prédios, mas na vida das pessoas.

Mas ainda se tem muito que fazer. Coisas que hoje sonhamos e outras que nem imaginamos. Não pela força de um grupo econômico. Não graças a propagandas comerciais. Antes pela providência divina, expressa através de suas mãos ...
FONt:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...