jocris

terça-feira, 10 de abril de 2012

A essência da verdadeira conversão


conversomateria

Conversão é o movimento de volta a Deus, mudar nosso caminho, é acolher o Evangelho (A Boa Nova), trazer seus ensinamentos para a minha vida, aí está a essência da verdadeira conversão. Nossa conversão deve ter duas disposições, dois fundamentos: o desejo e a vontade de assemelhar-se a Ele (Cristo Jesus), pois fomos criados à sua imagem e semelhança.

O próprio Jesus nos ensina o quanto devemos buscar a nossa conversão logo. No início de sua vida pública vemos esta passagem de suma importância: “Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galiléia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia: completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho.” Mc 1,14-15

É preciso uma decisão, uma escolha neste dia de hoje pela transformação e mudança de nosso coração, de nossas ações, do homem velho para o homem novo; é preciso deixar que o mar da misericórdia de Deus penetre em nossos corações.

“A conversão se realiza na vida cotidiana por meio de gestos de reconciliação, pela confissão das faltas aos irmãos, pela correção fraterna, pela revisão de vida, pelo exame de consciência, pela aceitação dos sofrimentos, pela firmeza na perseguição por causa da justiça. Tomar sua cruz, cada dia, e seguir a Jesus é o caminho mais seguro da penitência.” (CIC)

E todo esse processo de conversão traz simultaneamente o perdão de Deus e a reconciliação com a Igreja. É um processo contínuo e muitas vezes doloroso, pois o homem traz em sua origem o pecado original, que mesmo redimido pelo batismo não eliminou a fragilidade e fraqueza da natureza humana, nem a inclinação ao pecado (concupiscência), e por isso somos provados a todo instante para cair em tentação, mas somos auxiliados pela Graça de Cristo que nos convida todos os dias a uma conversão sincera e a purificação de nosso coração, é essa perseverança que nos faz vitoriosos diante de todo pecado e sermos fortes no combate espiritual para chegarmos à santidade e à perfeição.

O homem pela sua liberdade e livre arbítrio se abre a conversão, mas é pela Graça de Deus, o Espírito Santo, os Sacramentos da Penitência e Eucaristia e pela oração diária que essa experiência é vivificada e fortificada, tornando-se cada vez mais eficaz e madura, é quando o homem se deixa encontrar intimamente com seu Deus Criador, Salvador e Santificador que ele estará completamente realizado, preenchido feliz.

Um dos maiores dons que recebemos quando nos convertemos é a graça de pode perdoar, nos libertamos de todo mal que nos escraviza, que nos domina impedindo nosso ato de amor para com o próximo.

E este perdão é verdadeiro, conseguimos perdoar nossos irmãos que estão em nossa volta, perdoar a nós mesmos, perdoar nossos inimigos, nos deixar perdoar por Deus, pois a recusa do perdão, fecha o coração, e sua dureza o torna impermeável ao amor do Pai.

O Perdão dignifica o homem, o faz humilde e sua oferenda diante do altar de Deus é mais valiosa que o ouro e todos os bens preciosos da terra. Deus o cumula de graças e bênçãos pelo seu Espírito Santo fortalece a sua fé e o faz vencedor sobre as dificuldades da vida.

O Sacramento da Eucaristia é a fonte e alimento inesgotável para a fortificação e fidelidade de nosso desejo, pois nela está presente o sacrifício de Cristo que doou sua própria vida para nos reconciliar com Deus e nos devolver o céu.

“O sacramento é fonte visível e eficaz do perdão de Deus, ele nos santifica.”



Polliana F. Aguiar
Consagrada Obra de Maria
Missão Brasília



font:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...