jocris

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Francisco e Clara


" Com Francisco o Espírito do Senhor suscitou também Clara. Por isso, como disse João PauloII, não é possível separar estes "dois fenômenos, estas "duas legendas", estes "dois nomes". Francisco é para Clara e suas irmãs o precursor que indica o caminho, "fundador, plantador e auxílio...coluna única e consolação depois de Deus. Por sua vez, Clara é para Francisco conselheira e luz para dicernir a vontade do Senhor nos momentos de dúvida..E também significativo que, nas horas de desânimo e treva, Francisco retorne a São Damião para procurar, junto a Clara o consolo de que necessita. De Francisco, Clara recebe Deus, recebe o afeto e o impulso para lançar-se a viver até o fundo o Evangelho com uma decisão irrevogável. De Clara, Francisco recebe a iluminação do Senhor. Clara é o reflexo de Francisco, no qual se vê como num espelho. O rosto de Francisco, por sua vez, é iluminado pela pureza e pela pobreza de Clara. Clara amava ternamente Francisco, a ponto de tornar-se para ele um imagem de Maria, por sua radicalidade, por sua confiança incondicionada em Deus, por sua fragilidade cheia de força, por sua lealdade e por sua fidelidade.
Em Clara arde um único desejo: viver o Evangelho segundo o exemplo de Francisco. Graças a ele, alimenta-se na mesma sabedoria e respira o mesmo frescor evangélico do Poverello. Tendo descoberto em Francisco um verdadeiro amante e imitador do Filho de Deus, Clara o amou, confiou-se e uniu-se a ele para viver a mesma experiência evangélica. Por isso a Regra é a mesma: " Observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo" como igual é a missão: restaurar a igreja.
Desse modo, Clara e Francisco realizaram uma das sínteses mais geniais da história da Igreja: a síntese entre o silêncio que escuta e a palavra que anuncia, entre a solidão que adora na clausura e a presença que anuncia na itinerância. Desde que " o Altíssimo Pai celestial" iluminou o coração de Clara e Francisco mostrou o caminho a ela e às suas irmãs, e desde que a "pobre dama" lhe prometeu obediência, a única inspiração franciscana articula-se em duas dimensões complementares: a contemplativa, de abertura à palavra, e a ativa, de testemunho da Palavra. Sãos as duas dimensões do amor, que é, a mesmo tempo, contemplativo e ativo."
Frades e Irmãs necessitam-se reciprocamente. Mutilariam o Carisma se caminhassem separadamente se desejassem percorrer estrada paralelas. Caminhando unidos, respeitando as diferenças testemunham a fidelidade a Francisco e Clara; a eficácia evangélica da própria Missão na Igreja e no mundo; a credibilidade diante daqueles que, hoje como ontem, estão convencidos de que Francisco e Clara são duas almas gêmeas inseparáveis."
 Carta" Clara de Assis e de hoje" do ministro Geral: Fr. José Rodrigues Carballo ofm
 
font :http://santaclara800anos.blogspot.com/2011/08/francisco-e-clara.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...